sexta-feira, 9 de março de 2012

Cotidiano




Foto do Bairro da Passagem em Cabo Frio - RJ.

  •          O bairro da Passagem ainda mantém características da época da fundação da cidade, pois ai surgiram as primeiras construções. Suas riquezas arquitetônicas e históricas transformaram o local em um interessante ponto turístico.
    O bairro surgiu como um ponto de apoio na travessia para o Canal do Itajurú. 

                 Um belo passeio é caminhar pelas ruas estreitas e ainda com calçamento antigo, para se poder apreciar a beleza das construções antigas, as casas em estilo colonial do século passado, com suas janelinhas baixas, lampiões, todas tombadas pelo Patrimônio Histórico. Algumas destas casas ainda conservam as famosas telhas moldadas nas coxas das escravas grávidas. A Passagem tornou-se uma vila de pescadores, após o núcleo urbano da cidade ter sido transferido para o Centro.

                A Igreja de São Benedito, construída em 1701, faz parte do patrimônio que este bairro abriga. A capelinha foi construída especialmente para os negros, e prima pela simplicidade.
    Na pracinha, onde fica a Igreja, pode-se desfrutar de barzinhos, que além de servirem sopas e aperitivos deliciosos, colocam suas mesinhas na praça com direito a música ao vivo e dança. Vale a pena conferir.

Um comentário:

Fernanda Oliveira disse...

Lindo Ana seu novo blog,já sou membro do seu blog de poemas,e já me tornei membro desse,parabéns pelos seus talentos.Vou te fazer um convite quando puder visite meus blogs http://nandamusicpoesia.blogspot.com.br/ e o http://fernandalouvorepalavra.blogspot.com.br/ bjs!